Erro de Tarifa: quando a companhia aérea faz cagada e você se dá bem

Erro de tarifa aérea é um assunto do tipo cabeça de bacalhau, filhote de pombo, enterro de anão ou o Lombardi do Sílvio Santos, todo mundo sabe que existe mas a grande maioria nunca viu pra comprovar.

Mas é isso mesmo, o erro de tarifa é uma realidade mais constante que você imagina. É aquele preço de uma passagem aérea que por diversas razões acaba sendo publicado muuuuuito abaixo do praticado pelo mercado.

É totalmente diferente de um desconto ou uma promoção… é um erro absurdo.

“Mas por que esses erros de tarifa acontecem?”

Toda cia aérea lança diariamente centenas de tarifas diferentes no que eles chamam de Global Distribution Systems (GDS). Durante esse processo muita coisa errada pode acontecer, por razões humanas ou técnicas… mas vamos ser sinceros, nós estamos cagando pro motivo do erro. O que eu quero me concentrar aqui é mostrar como identificar essas oportunidades e aproveitá-las ao máximo.

COMO ENCONTRAR UMERRO DE TARIFA

Pra ficar atento você precisa seguir dois passos básico, um é moleza e o outro nem tanto.

Passo 1 – Seguir de perto a galera do The Flight Deal

Como eles são muito mais sinistros do que eu, eles desenvolveram um algoritmo que trabalha pesquisando todas as tarifas aéreas diariamente e alerta sempre que existe alguma inconsistência, ou seja, alguma tarifa com um preço muito abaixo do histórico daquele bilhete.

Todos os dias eles publicam um montão de boas oportunidades de passagens. É importante você saber que na grande maioria das vezes não se trata de um erro de tarifa, somente bons preços que pintaram por algum desconto ou promoção.

MAAAASSSSS quando um erro de tarifa acontece no mundo, eles são SEMPRE os primeiros a descobrir e divulgar a mancada da cia aérea.

Por isso, eu recomendo vocês sempre entrarem no site deles pra dar uma olhada nas oportunidades “normais” de preço e seguir eles no Twitter para os principais alertas.

Passo 2 – Participar do Mileage Run Forum

Esse é o fórum de discussão onde 11 entre 10 “travel geeks” se encontram para trocar experiências, contar suas proezas, tirar dúvidas e (tchanãã) postar todos os erros de tarifa que eles ficaram sabendo em algum lugar do mundo.

IMPORTANTE

Aqui no TripHacker eu tenho os meus Alertas Vermelhos, que são e-mails que eu mando pra vocês sempre que aparece uma super promoção, descontos ou algum bônus. Esses meus alertas são uma compilação dos “hot deals” mais interessantes pra gente aqui no Brasil, que eu pesquiso diariamente em dezenas de fontes como o The Flight Deal e o AirFareWatchDog.

Ou seja, eu faço o trabalho sujo de procurar agulha no palheiro dos gringos e já entrego todo o “filet mignon” para os brasileiros.

Pra receber os meus Alertas Vermelhos, basta você cadastrar seu e-mail. Assim, você nunca mais vai perder uma boa oportunidade de passagem aérea na vida.

Quando a oportunidade aparecer abrace-a sem medo de ser feliz.
Geralmente quando uma passagem para um destino está em promoção, é sinal que a demanda está baixa e a chance dos hotéis também estarem com preços atraentes é enorme.

Como usufruir de umerro de tarifa

“Bacana, você vai me avisar, mas aí como é que eu faço pra não perder o erro de tarifa?”

Como diz o Arnaldo, “a regra é clara”: Reserva primeiro, faz perguntas depois.

Com um erro de tarifa não se brinca. Do mesmo jeito que elas aparecem elas somem. Você tem que ser rápido para reservar e emitir.

Isso porque quando eles perceberem que está havendo uma demanda muito grande para um destino específico durante as últimas horas, eles vão suspeitar, verificar o que está havendo e perceber que fizeram cagada. Já será tarde demais.

Outra, a maioria das empresas te dão 24 horas pra cancelar a reserva sem nenhum custo. Então, minha sugestão é reservar e emitir. Depois, usar essas 24h pra descobrir se você vai realmente conseguir fazer a viagem. Se por um acaso você descobrir que não vai mesmo poder aproveitar essa bocada por algum motivo, é só ir lá e cancelar sem prejuízo.

“… mas será que a companhia aérea não vai alegar que foi uma falha e tentar não honrar o seu bilhete?”

Aqui no Brasil, a coisa funciona quase como no jogo do bicho, “vale o que tá escrito”. Então se a cia aérea publicou uma São Paulo/Tokio/São Paulo em executiva por USD 1.555 invés de USD 15.550 quem tem que se preocupar com isso é ela, não você que estará avisado e terá aproveitado.

Embora seja impossível te dar 100% de certeza que você se deu bem, as suas chances de sucesso são bem grandes.

Depois que você emitir a sua passagem dê um tempo quieto esperando pra ver como o episódio vai se desdobrar.

O que você não pode fazer de forma alguma é entrar em contato com a companhia pra saber se sua reserva foi validada. CLARO! Se você fizer isso você pode se prejudicar e prejudicar dezenas de outras pessoas, que como você, querem se aproveitar do erro de tarifa.

Não faça nenhuma reserva de hospedagem ou de qualquer serviço para a viagem enquanto você não tiver 100% de certeza que a empresa aérea vai honrar todos os bilhetes emitidos com a tarifa errada.

“Será que eles podem tentar se vingar de mim me tirando do avião, ou até fazer algum bulling?”

De forma alguma, isso é totalmente contra as leis de defesa do consumidor. Pelo seu número de e-tkt ou código de reserva ninguém da equipe de aeroporto vai saber que você comprou aquela passagem usufruindo de um erro de tarifa. Fique totalmente tranquilo.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:

"Poxa Vida Trip Hacker, POP UP? Sério isso?"

Calma, ele é inofensivo, e tem um bom propósito: Aqui no Trip Hacker eu tenho os meus Alertas Vermelhos, que são e-mails que eu mando pra você sempre que aparece uma super promoção, descontos ou algum bônus. Pra receber os meus Alertas Vermelhos, basta você cadastrar seu e-mail. Assim, você nunca mais vai perder uma boa oportunidade de viagem na vida.

As informações não serão compartilhadas para terceiros